Hoje o nosso assunto será sobre Meditação Tântrica!

Meditacao tântrica X meditação tradicional

Quando falamos em meditação, a primeira imagem que nos vem a cabeça é a de uma pessoa sentada, com as pernas cruzadas e com os olhos fechados se concentrando apenas no silencio. Certo?

Mas, nem sempre essa prática se resume a essa crença limitante. A Meditação Tântrica, nos apresenta uma forma ativa e amorosa de meditar.

Assim, é possível compreender que existem práticas meditativas para todas as pessoas e com as mais diversas finalidades.

Seja no Tantra, na Yoga, budismo ou em qualquer filosofia baseada na meditação, ou que a utilize, encontramos um caminho que nos acolhe para o destino de toda a viagem: nós mesmos!

Meditação Tântrica: o caminho do amor

Umas das principais práticas para acordar sua energia sexual e trazer mais consciência para o corpo é a meditação tântrica. Sem sombra de dúvidas.

Ela traz diversos benéficos como a conexão com o parceiro, a expansão da consciência e o amor-próprio.

Mas, também serve como uma forma de introdução ao Tantra. Dessa forma, ela age como um importante e interessante meio de quebrar os tabus que a massagem ou terapia tântrica levam na nossa sociedade.

A origem da meditação tântrica

A origem da Meditação Tântrica é centralizada no hinduísmo. Isso porque essa tradição muito antiga foi responsável por uma abordagem espiritualizada da prática.

Muitas vezes, na história, o hinduísmo se confundiu como Tantra. Principalmente pelo aspecto espiritual e meditativo. Algumas das técnicas que são utilizadas em um, também são encontradas em outro.

A meditação tântrica é uma união desse conhecimento sagrado e antigo que era praticado em diversas partes da Índia. Além disso ela também une as abordagens mais variadas derivadas dos estudos mais modernos.

A referência que usamos aqui no tantrayogalab são as meditacoes tântricas desenvolvidas por Osho.

É possível encontrar técnicas que abordem e acrescentem outras filosofias como o Yoga, ayurveda, taoísmo e assim por diante.

A referência que usamos aqui no tantrayogalab são as meditacoes tântricas desenvolvidas por Osho, que desenvolveu uma vertente tantrica voltada para a terapia. Ou seja, ele adaptou os ensinamentos do tantra hinduista para a  realidade do homem ocidental. E fez isso através das meditações ativas.

Quais são os princípios da meditação tântrica?

A meditação tântrica possui um sistema de práticas diárias completo que é realizado por pessoas que buscam ter uma experiência mais profunda.

No entanto, para colher todos os frutos da árvore tântrica não é necessário virar um especialista no assunto. Apenas alguns minutos por dia de meditação tântrica já são o suficiente para que você possa colher todos os benefícios dessa prática.

O texto chave para compreender os princípios desse tipo de meditação é o Vijñana Bhairava Tantra. Nele, Shiva (um dos principais deuses do hinduísmo) instrui Devi, sua consorte no processo de iluminação.

Ele passa a sua amada 112 ensinamentos que nos explicam todos os princípios da meditação tântrica. Como abandonar os conceitos criados pelo nosso ego, entrar numa imensidão de luz e pertencimento, etc.

Em resumo, são técnicas de respiração, mentalização e reflexões que guiam o processo de concentração.

Isso soa tão profundo, não é?

Pois é exatamente isso que podemos resumir essa prática maravilhosa.

Reequilíbrio e conexão

Na meditação tântrica é possível utilizar várias técnicas de respiração, mudras e até contemplações que visão trazer consciência para o nosso corpo, nossa energia feminina e masculina, aumentar a concentração e expandir ainda mais as experiências sensoriais.

Afinal, é isso que a meditação tântrica é: uma experiência sensorial.

No entanto, no Ocidente ainda existe um grande preconceito com a meditação tântrica, pois muitas pessoas acreditam que ela está ligada a sessões de sexo sem proteção, orgias e até mesmo prostituição.

Quem vê a meditação tântrica como uma parte puramente sexual, que não abrange toda nossa essência.

Mas, nossa essência é sexual. Nossa energia sexual é a força impulsionadora para nossas ações diárias, nossos objetivos e até da nossa alegria! O caminho da meditação tântrica nos leva para um portal de consciência não só sexual, mas de nossa verdadeira essência.

Através da união do feminino (Shakti) com o masculino (Shiva) presentes em nós mesmos (e nos nossos parceiros) que nos conectamos com todo nosso potencial orgástico, emocional e energético. E para isso, não é preciso ter uma penetração.

A respiração, o som e o movimento são responsáveis por criar essa união e conexão.

Como é a meditação tântrica?

Como já dissemos anteriormente, existe uma verdadeira imensidão de possibilidades para a meditação tântrica. No nosso caso, nós sentimos muita conexão coma as meditações ativas de OSHO.

E por isso, é a que ensinamos em nosso curso.

Assim, ele utiliza as três chaves do Tantra para despertar a consciência sobre o próprio corpo e sobre o universo.

Ou seja, o som, a respiração e o movimento.

A diferença é que a meditação tântrica criada por OSHO é fácil de ser aplicada e realizada por qualquer pessoa, inclusive as que nunca meditaram.

Transforme sua vida através dessa poderosa prática

Um dos maiores motivos pelos quais a meditação tântrica ainda é praticada nos dias de hoje é que ela REALMENTE muda vidas. Mesmo após centenas de anos de seu surgimento ela impacta profundamente a vida das pessoas.

Na verdade, por conta da nossa vida moderna ela é uma prática necessária para nossa saúde mental, psicológica, física e energética.

Cerca de 10 ou 15 minutos por dia já o suficiente para colher benefícios como:

  • Aumento da percepção corporal e sensorial: isso cria mais conexão não só com os genitais, mas com todo o corpo e todas as zonas erógenas;
  • Traz mais conexão com o momento presente e facilita o foco no prazer na hora H.
  • Proporciona um grande aumento da concentração, do foco e da criatividade. O que beneficia as atividades cotidianas como o trabalho ou até os hobbies.
  • Auxilia no combate e problemas de ordem emocional como depressão e ansiedade;
  • Equilibra a energia de todo o corpo e sutilmente cura bloqueios energéticos.

Esses são alguns dos benefícios incríveis que a meditação tântrica é capaz de proporcionar.

Transforme sua vida para melhor com práticas muito simples que nós disponibilizamos Aqui.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *