A primeira coisa importante de se compreender é que não existe mágica quando se trata de relacionamento.
Não existe mágica, mas cultivar os hábitos certos pode facilitar muito a vida de um casal.
O casamento é um desafio para qualquer ser humano. Mas também é uma benção. É uma parceria de um valor inestimável.
Mas onde a terapia tântrica pode ajudar dentro de um casamento?
A terapia tântrica tem como objetivo explorar a autenticidade, experimentar com mais consciência as próprias emoções, explorar melhor o próprio corpo e o corpo do outro, além de trazer mais consciência para o encontro, para a conexão de um casal.
A terapia tântrica parte do princípio de que o movimento é um fator de cura na nossa vida. E quando se fala em movimento, se fala não só do movimento do corpo físico, mas no manejo e no dinamismo das próprias emoções.
Saber experimentar, reconhecer, deixar vir, deixar ir…enfim, ter sabedoria e sem medo de experimentar emoções negativas, sem medo de ser julgado pelo que sente, sem medo de sair do controle é algo essencial numa relação a dois.
Um ser fechado, ensimesmado, que não se abre, não consegue se relacionar de maneira satisfatória.
Então aprender a reconhecer as próprias emoções e deixa-las em seu movimento natural por um tempo é uma forma de exercitar a própria autenticidade e mostrar ao outro quem você realmente é.
E nessa vulnerabilidade o relacionamento cresce.
Fazer as pazes com nossas emoções mais sombrias também nos ajuda a perdoar o outro quando ele também manifesta seu lado sombrio. Afinal, ninguém nesse mundo é somente luz.
Além do trato das emoções, quebramos paradigmas e tabus sexuais muito presentes e que muitas vezes são prejudiciais para uma relação.
Curar a própria sexualidade pode ser um fator determinante no futuro de uma relação.
Sair de um comportamento tóxico, violento, de compulsão e muitas vezes machista é algo muito importante para a construção do afeto e da humanidade em uma relação.
A terapia tântrica humaniza nossa sexualidade de uma maneira muito sutil, amorosa e suave.
Coloca nossa sexualidade em um campo sadio, afetuoso, respeitoso e de muita abundância.
Ativa nossa energia e tira nossa sexualidade da lama.
E a partir daí tudo se renova na nossa relação com o outro.
Passamos a tocar o outro com mais consciência, com mais afeto. Passamos a receber o toque do outro com mais atenção, com mais presença e muito mais conexão.
É difícil definir em palavras todos os benefícios que a terapia tântrica traz para um casamento.
Mas sem dúvida, quando bem praticada ela é um divisor de águas não só para os casamentos, mas para qualquer relacionamento.