O que acontece numa sessão de terapia tântrica?

Há massagem tântrica?
Há mais coisa?

É difícil, pelo menos pra mim, tirar a massagem tântrica do contexto da terapia tântrica. Porque ela é uma massagem que em si é terapêutica. Se aplicada em um contexto de respeito, de clara determinação dos limites de quem recebe e com a intenção de ajudar a pessoa a ir mais fundo no conhecimento de si mesma e do próprio prazer ela é mesmo terapêutica.

Mas ela também pode ser usada em outros contextos. Quando se usa somente as técnicas, com o objetivo estrito de prazer ela também tem um pouco das suas características terapêuticas. Mas como objetivo é um pouco diferente, ela perde um pouco do seu potencial de transformação.

Há variadas pessoas e em variados contextos usando a massagem tântrica.

Já a terapia tântrica, que é um termo mais recente e usado por um grupo mais restrito de pessoas, é um termo que está relacionado a um sistema terapêutico, que inclui a massagem tântrica. Mas vai muito além.

Recentemente foi criada a ABRATANTRA, a associação brasileira de terapeutas tântricos.

Então a terapia tântrica ganhou, em sua bagagem um grupo de terapeutas dedicados ao desenvolvimento de suas metodologias. Pessoas realmente dedicadas ao desenvolvimento profissional destas práticas.

Então a terapia tântrica está em rota de se regularizar, com apoio de pessoas dedicadas a transformar essa profissão em algo seguro, sério e com o mínimo de sistematização e profissionalismo.

De maneira geral, a palavra massagem tântrica, assim como a palavra tantra, tem significados e usos variadíssimos. O que torna difícil uma definição clara, objetiva e concreta destes termos.

Já a terapia tântrica vem ganhando corpo como uma metodologia mais organizada, sistematizada e estruturada.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *