Muitas pessoas confundem intimidade com sexo, quando na verdade, ela vai muito além do sexo. Um simples olho-no-olho, pode ser, muitas vezes, mais intimo do que uma transa fugaz. Há pessoas que tem a capacidade de fazer sexo sem nenhuma intimidade, sem nenhuma participação emocional.
Mas não há relacionamento que se sustente sem intimidade.
Porque pra ela existir é necessário conexão, confiança, cumplicidade, entrega, vulnerabilidade…
Para haver intimidade é preciso que haja comunicação. É preciso que o outro compreenda minhas necessidades, minha visão de mundo. Mas ela só acontece em via de mão dupla. Também é preciso que eu compreenda o outro, suas emoções e sua visão de mundo.
A comunicação verdadeira e sincera é essencial para que se desenvolva uma relação sólida.
O exercício do diálogo aberto, de aprender a falar suas verdades e também aprender a ouvir as verdades do outro
é um exercício essencial na construção da confiança e do respeito numa relação.
A comunicação não-verbal
Porém, além da comunicação verbal, intelectual, existe um outro tipo de comunicação.
É a comunicação corporal, não-verbal. E é dentro desse contexto que podemos falar sobre intimidade envolvendo o carinho, o toque, e também a sexualidade.
Cientistas afirmam que esse tipo de comunicação: intuitiva, corporal, não verbal, é responsável por mais de 50% da nossa comunicação.
O contato visual, o toque, o olfato, o paladar…
Todos os nossos sentidos corporais podem ser usados nessa comunicação como forma de desenvolver intimidade e conexão.
É possivel criar novos e poderosos vínculos através de práticas corporais, que a primeira vista podem parecer simples, mas que a longo prazo criam uma sintonia balanceada e verdadeira.
Como desenvolver a intimidade corporal?
E é aqui que a terapia tântrica e o desenvolvimento da relação através de exercícios práticos e corporais entra.
No Tantra Yoga LAB é feito um trabalho que tem como foco o desenvolvimento sensorial e a criação de novas formas do casal se comunicar.
Através de meditações, massagem tântrica e exercícios práticos pode-se criar um contato que vai ainda além do corpo físico. Porque a troca e a comunicação desenvolvida nos nossos trabalhos envolve também os corpos emocional e espiritual.
É um trabalho de comunhão completa e verdadeiro aprofundamento dos laços e da conexão do casal.
Para conhecer melhor, acesse e conheça o nosso curso online de sexualidade e massagem tântrica ou inscreva-se para o nosso próximo workshop online e gratuito sobre sexualidade e tantra.