Meditar é mais repousante do que dormir

Uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo.

Mas os efeitos para o cérebro vão mais longe. Pssoas que meditam todos os dias e há mais de dez anos têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol. Estes são hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress.

Além disso, os meditadores experimentam um aumento na produção de endorfinas. Hormônios ligados à sensação de felicidade.

A mudança na produção de hormônios foi observada por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia.

Eles analisaram o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas antes e depois de um grupo de voluntários meditar.

Então comprovaram que, quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do stress. Este efeito positivo não dura apenas enquanto a pessoa está meditando.

Estudos sobre meditação

Um estudo conduzido pelo Wake Forest Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, colocou 15 voluntários para aprender a meditar em quatro aulas de 20 minutos cada.

A atividade cerebral foi examinada antes e depois das sessões. Em todos os pesquisados, foi observada uma redução na atividade da amígdala, região do cérebro responsável por regular as emoções.

Além disso os níveis de ansiedade caíram 39%. Para quem já está estressado, a meditação funciona como um remédio.

A meditação não se resume a apenas uma técnica

Meditações são várias. Podem diferir na duração e no método (em silêncio, entoando mantras etc.). Essas variações, no entanto, não influenciam no resultado final, pois o efeito produzido no cérebro é parecido.

Porque na prática, a meditação aumenta a atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e à concentração), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória).

A meditação também estimula a amígdala, que regula as emoções e, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.

Os estudos mostram também que ela tem aplicações bem específicas.

Mas, ao contrário de outras terapias alternativas que carecem de comprovação científica, a meditação ganha cada vez mais respaldo de pesquisas realizadas por grandes instituições.

Benefícios comprovados

Outros benefícios comprovados foram em pessoas com problemas do coração, no tratamento para insonia e distúrbios mentais, no alívio da dor, no reforço do sistema imunológico e na melhora da concentração.

São inúmeros os benefícios da meditação!

Se você ainda não conhece as meditações tânticas, que usam o movimento do corpo para cessar a mente, talvez esse seja um bom momento para começar.

Se você nunca quis meditar, pois sempre achou que meditação era muito parada, que não aguentava ficar sem fazer nada saiba que existem métodos de meditação para cada tipo de pessoa.

Como é a meditação tântrica

No nosso espaço usamos técnicas de meditação ligadas às meditações ativas do Osho, um guru indiano e referência na terapia tântrica moderna.

A meditação tântrica tem como pilares o movimento o som e a respiração. Através da movimentação do corpo, de sons indutores e da respiração acessamos estados vibracionais especiais.

Esse é um trabalho corporal e muito especial pra quem deseja expandir sua consciencia, desenvolver sua sensorialidade corporal e viver um estilo de vida voltado para a saúde intuitiva do corpo e da alma.

Aprenda hoje a fazer a meditação tântrica

Se você tem interesse com conhecer a meditação tântrica, você pode participar de algum trabalho presencial em algum centro sério de tantra, ou ir atrás de matriais didáticos sobre o tema.

Aqui no nosso site você pode encontrar técnicas tântricas práticas e gratuitas para casais. Você pode baixar o nosso

EBOOK GRATUITO AQUI ou acessar nosso workshop gratuito de tantra para casais.

Caso queira indicações de livros didáticos para meditações ativas para se fazer só indicamos o

“Livro Laranja” ou “orange book”, do Osho e o “Meditação a primeira e última liberdade”, também do Osho.

 

Quer ver como funciona a meditação ativa tântrica na prática?
Dê uma olhada nesses dois vídeos:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *