curso de tantra gratuito

O medo é provavelmente nossa emoção mais instintiva, mais ancestral. Mas, quando essa emoção aparece na hora H, o medo de sexo se torna uma realidade difícil para muitas pessoas, em especial para as mulheres.

No post de hoje, falaremos mais sobre o assunto e abordaremos questões essenciais para compreender o tema. Inclusive, sua origem energética e como o Tantra pode ajudar a superar essa questão?

Vamos lá?

Afinal, por que sentimos medo?

O medo não é a vilã da nossa história. Na verdade, ele por muito tempo foi responsável pela perpetuação da espécie.

Dessa forma, ele nos protegeu de situações que arriscaram nossa vida na época em que éramos obrigados a lutar contra o ambiente em que vivíamos e sobreviver aos predadores naturais.

No entanto, ao longo da nossa história ele se tornou cada vez menos utilizados. E hoje, essa raiz ancestral pode se apresentar em momentos que não são tão necessários quanto antes.

E o sexo é um deles.

O medo de sexo tem inúmeras origens e pode se apresentar de forma mais branda ou intensa. Em quadros clínicos é conhecido como genofobia ou erotofobia, mas esses casos mais intensos causam situações extremas como crises de pânicos ligados ao ato sexual.

Em geral, sentir medo de sexo é algo comum para várias pessoas em níveis mais amenos. Alguns dos sintomas que podem identificar essa questão são:

  • Vaginismo;
  • Ansiedade;
  • Dispareunia (dor na relação).

Outros sinais, mais difíceis de serem identificados são:

  • Evitar sexo ou momentos de intimidade com o parceiro;
  • Tem medo de se tocar.

O que causa o medo de sexo?

Quando essa sensação aparece na hora H pode ser desencadeada por diversos fatores, mas em geral está relacionada com as experiências anteriores que tenham relação com sua sexualidade.

Assim, algumas questões que podem desencadear esse sentimento são:

  • Experiências anteriores traumáticas;
  • Educação sexual repressora (ou falta de educação sexual);
  • Falta de autoconfiança;
  • Expectativas irreais da performance ou do prazer.

Lidar com esse sentimento pode não ser uma tarefa fácil principalmente em sua versão clínica. Portanto, se você sente que precisa de ajuda profissional, não hesite e procure um profissional capacitado para essa questão.

Além disso a terapia tântrica pode fornecer o suporte necessário em relação ao prazer e as sensações e também trabalhar a cura também no nível energético.

Medo de Sexo e Energia: qual a relação?

Nossa energia tem uma ligação muito íntima com nossas emoções. Cada emoção possui uma vibração, ou seja, uma energia que nos colocam alinhados ou não ao Universo.

O médico, psiquiatra e escritor David Ramon Hawkins fez uma relação muito interessante entre nossas emoções e nossa frequência vibracional que pode ser expressa pela tabela abaixo.

Origem: empatas.com

De acordo com esse estudioso, quando vibramos abaixo de 200Hz (que é a frequência da terra), ficamos apáticos, deprimidos e sem vitalidade.

Fazendo um paralelo com o conhecimento tântrico, fica fácil perceber que os desequilíbrios energéticos também impactam nessa questão. Isso inclui nosso primeiro chakra: o Muladhara.

Muladhara: o Chakra da Coragem

Uma das formas que a Terapia Tântrica, o Sexo Tântrico e todas as práticas tântricas podem ajudar a mulher (ou qualquer pessoa) a enfrentam o medo de sexo é através do reequilíbrio energético.

Quando regulamos nossa bioeletricidade também regulamos nosso corpo, principalmente o  chakra básico.

Esse 1º chakra é conhecido como Muladhara, Chakra Raiz ou Chakra Básico. Sua cor é vermelha e seu principal elemento é a terra. Ele é responsável por nos dar coragem e nos impulsionar para a vida, também tem relação com nosso prazer.

Afinal, é o primeiro portal energético do nosso corpo.

Através das praticas tântricas, como o Yoni Yoga  ou a Yoni massagem é possível reequilibrar esse centro energético e ajudar a diminuir o medo de sexo de uma forma sutil.

Se você quer saber como realizar uma Yoni Massagem completa, clique nesse link.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *