Muita gente fica curiosa quando lê ou escuta o termo “meditação ativa”. Meditação todo mundo já ouviu falar. Mas poucos compreendem do que se trata na prática.
Independente das diferenças a meditação acontece quando exercitamos no momento presente. Quando a mente não vagueia. Quando o foco está no aqui e agora. Sem devaneios, sem imaginações, sem planejamento do futuro ou julgamento do passado. A meditação é um presente. Aliás, meditação é O presente.
O modelo de meditação convencional tradicional pode ser descrito como uma pessoa sentada no chão, de pernas cruzadas, coluna ereta e olhos fechados.
Mas o que ela está fazendo?
Anulando os pensamentos, dizem alguns.
Ok. Na verdade o que faz é manter o foco no presente. Em muitas técnicas isso é feito através da respiração. Mantendo o foco no ar entrando e saindo. Observando o movimento que ele faz dentro do corpo.
Isso traz a pessoa para as sensações, para a observação do aqui e agora.
Porém, nem todo mundo consegue ter a paciência e a disciplina necessária para praticar dessa forma.
Então, para essas pessoas a meditação ativa pode ser uma prática mais palatável.
A meditação ativa mantém o mesmo objetivo de estar presente. Manter o foco no aqui e agora. Porém através de variadas ações diferentes. Cada meditação ativa tem sua peculiaridade e sua forma.
Algumas delas usa simplesmente a dança.
A orientação é: seja a dança. Não seja o dançarino, seja a dança. Se jogue totalmente no fluxo da dança e seja.
Outras usam o contato com as próprias emoções como exercitar a raiva, o amor, o riso…essas são as meditações ativas sociais. Em que as pessoas interagem entre si enquanto meditam.
Então há uma gama de possibilidades para estar presente no aqui e agora.
Muitas dessas meditações ativas foram desenvolvidas por um mestre indiano chamado Osho, que fundou um movimento conhecido hoje como “neotantra”.
Existem ainda muitos tipos de meditações tântricas. Desde as de linhagem budista até às do neotantra.
A que nós mais utilizamos no Tantra Yoga LAB é a meditação ativa neotântrica.
Criamos uma ambiente de muito acolhimento, respeito e amizade. E ali introduzimos muitas técnicas de meditação ativa neotântrica.
Meditações sociais e que tem a duração média de 1h divididas em estágios de 15 ou 10min.
São trabalhos muito profundos, de reconexão com a própria essência, com a volta da observação de si mesmo, do próprio corpo e das próprias sensações.
Muitos conteúdos emocionais podem emergir. Mas aprendermos a deixá-los ir, como uma nuvem ao passar no céu.
Venha conhecer nosso trabalho. Aqui você será acolhido e recebido com muita humanidade e terá a oportunidade de ser você mesmo. Sem medo de ser feliz.