Falar sobre Tantra para iniciantes para muitas pessoas é considerado um desafio. Isso porque essa é uma filosofia ancestral, libertária e matriarcal. Ou seja, bem diferente nossa sociedade atual, que promulga ideias um pouco deturpadas sobre o sexo e que ainda traz muitas pressões sociais negativas, tanto para mulheres, quanto para homens.
O Tantra, nada mais é que que uma filosofia de origem oriental criada com base em textos antigos hindus e budistas. No entanto, não existe uma data fixa para seu surgimento, pois foi uma construção de conhecimentos ancestrais.
Aqui no Tantra Yoga Lab, nós utilizados o Neo Tantra, que nada mais é que uma abordagem moderna que prevê todas as peculiaridades da vida contemporânea aplicada aos ensinamentos ancestrais.
Algumas das principais influências dessa vertente são: Alexander Lowen, OSHO e Wilhelm Reich.
E embora seja uma versão moderna ainda prevê as bases da abordagem oridental tradicional. Por isso, no post de hoje abordaremos essa questão. Quais são as ferramentas que sustentam todos seus benefícios incríveis e por que são tão importantes, mesmo em pleno 2022? E como esses conhecimentos são essenciais para o Tantra para iniciantes?
Se você quer saber a resposta, é só continuar sua leitura!
Tantra para Iniciantes: o que são as práticas tântricas?
Se você perdeu algum tempo pesquisando “Tantra” na internet pode ter recebido uma avalanche de informações. Algumas delas positivas e construtivas, outras não passam de uma distorção da realidade.
Isso acontece porque muitas pessoas acabam compreendo essa filosofia de uma forma diferente do seu propósito e a ligam apenas a um sexo extremamente prazeroso, em níveis jamais imaginados. E ela pode, sim, atingir esse potencial. Mas, não é um botão mágico. É algo construído, com práticas específicas que promovem a interação, conexão e intimidade entre o casal. Sendo assim, falar de tantra para iniciantes não é falar sobre sexo, é falar sobre amor.
Na verdade, é o caminho do amor. Mas, não só pelo parceiro (seja ele casual ou não) e sim por si mesmo, pela vida, por tudo que nos rodeia.
E por isso, as práticas tântricas não são apenas técnicas de toques, mas de respiração, sons e movimentações que ativam a bioeletricidade do corpo e a energia sexual, promovem a conexão entre os parceiros. Ou seja, não se trata apenas de penetração ou toques nos genitais (embora isso também exista).
Portanto, vamos falar um pouco das bases do tantra que não são explicitamente ligadas ao sexo, porém, tem profunda influência no prazer, nas sensações e nesse momento tão especial.
Primeira base do Tantra: a respiração
A ciência moderna já confirmou aquilo que a sabedoria tântrica já dizia: a respiração e as emoções possuem uma relação muito íntima. Atualmente, psicólogos e psiquiatras ensinam exercícios respiratórios seus pacientes e isso tem um objetivo bem claro: regular suas emoções e acalmar a mente, diminuindo assim os sintomas da ansiedade e as crises.
Dentro das práticas tântricas a respiração funciona como a reguladora de nossa energia sexual. Através dela podemos intensificar ou relaxar, atingindo um prazer duradouro e cada vez mais intenso.
Além disso, ela nos coloca em profunda conexão com nosso corpo, nossas emoções e também com o outro.
Nos coloca no momento presente, ajudando a dissolver o medo, a ansiedade, os traumas e diversos outros bloqueios que nos impedem de vivenciar uma sexualidade plena e prazerosa.
O som
O som é uma ferramenta que ajuda a despertar nossa energia sexual, que movimenta e ajuda a intensificar nossas sensações.
Afinal, o som é nossa expressão natural. Pense comigo: quantas vezes você já gemeu levemente ao provar sua comida favorita? Ou então, dar aquela espreguiçada tão gostosa na cama, ao acordar?
Essa é uma expressão natural que nos permite degustar aquilo que vivenciamos em nosso corpo. Ah, e isso vale para homens e mulheres viu?
<h3>Tantra para Iniciantes: o movimento</h3>
E chegou a hora do movimento! Movimentar o corpo também é movimentar nossa energia e com isso aumentar o prazer.
Outro ponto interessante é que quando movimentamos a pelve, acionamos nossa energia kundalini, que a nossa força vital.
Por isso, a movimentação durante o sexo, principalmente da pelve é essencial para toda essa alteração energética.
Em nosso curso, Sexualidade e Massagem Tântrica apresentamos essas bases de uma forma bem didática e clara. Assim, tornamos o tantra para iniciantes mais fácil de ser compreendido e aplicado dentro do dia-a-dia de um casal.